CLICK HERE FOR FREE BLOG LAYOUTS, LINK BUTTONS AND MORE! »

sábado, 6 de novembro de 2010

OLÁ PESSOAL... BOA TARDE!
          Estava passeando pelo site SCRAPBOOKBRASIL, e encontrei este artigo de encadernação com tecido. Simplesmente fantástico!

Encadernando Mini-Álbum

Materiais:
•Mini Álbum (ou capa desejada)
•Cola livre de ácido (acid free)
•Papel liso ou decorado para acabamento da capa
•Pincel
•Retalho de tecido 100% algodão
•Presilhas
•Tesoura
1 - Corte o retalho de tecido 1cm maior do que cada lado da capa.
Dilua a cola na proporção de 1:1 com água.
2 - Forre a bancada de trabalho com um plástico para aplicação da cola no tecido.
Disponha o tecido esticado no plástico.
Aplique a cola com o pincel numa quantidade suficiente para encharcar o tecido. Faça movimentos regulares numa mesma direção pra evitar manchas quando o tecido secar.
3 - Estenda o tecido molhado com cola num varal para que seque completamente. Não ponha o tecido no sol, pois isso afetará a cola fazendo com que apareceram rugas no tecido depois de seco.
Após secar completamente, o tecido já estará impermeabilizado e poderá ser usado na encadernação. Caso deseje obter um tecido ainda mais resistente, repita o processo de impermeabilização mais uma vez.

4 - Com o auxílio de presilhas, posicione o tecido em uma das extremidades da capa, para que se possa trabalhar com a outra extremidade da capa.
5 - Com o pincel, passamos uma camada homogênea de cola sobre a capa para aplicação do tecido. Não é necessário diluir a cola nesta etapa. Cuide para que não fique espaços sem passar cola e mantenha os movimentos regulares com o pincel. Evitando futuras bolhas de ar na capa após aplicação do tecido.
6 - Fixe o tecido pressionando bem para uma boa aderência na capa. Se preferir use uma espátula plástica com movimento de dentro para as extremidades da capa para retirar o excesso de cola entre o tecido e a capa.

7 - Aplique cola na lombada do álbum e fixe também o tecido puxando no sentido contrário.
8 - Após a fixação do tecido em um dos lados da capa e na lombada, fixe o tecido na outra capa como mesmo processo da primeira. Mantenha a capa oposta com as presilhas, pois ainda não está seca e poderá escorregar, além de mantê-la afastada das páginas do álbum mantendo as mesmas longe de cola.
Trabalhe sempre com a capa oposta. Assim, a capa que acabou de receber cola ficará em repouso um certo tempo para que seque melhor.
9 - Corte a borda do tecido na diagonal deixando aproximadamente 1mm da ponta da capa. Assim, facilitará o acabamento na hora da dobra e evitando que apareça a capa quando dobrar o tecido para dentro.
Certo
Errado
10 - Passe cola na borda da capa para fixar a dobra do tecido. Dobre o tecido para dentro.
Prenda com as presilhas e repita o processo com a outra capa.
Lembre que sempre se deve passar cola no objeto que vai receber outro, ou seja, na capa.
11 - Faça dois cortes paralelos no tecido na espessura da lombada.
Faça os cortes diagonais no tecido em direção à lombada.
12 - Corte a sobra de tecido rente à lombada. Cole as abas restantes nas capas.
Lembre sempre de prender a capa colada com as presilhas até que esteja fixa.
13 - Passe uma camada homogênea de cola na capa interna até a borda. Cole o Papel liso sobre a capa deixando alinhado com a dobra do álbum junto da página seguinte. Esse papel deverá ser menor 0,5cm do que a capa em três dos seus lados, já que o quarto lado fica alinhado às paginas.
Com o auxílio de uma espátula plástica, fixe o papel em movimentos de dentro para as bordas retirando qualquer bolha ou excesso de cola existentes entre o papel e a capa.
Cuide para não voltar a espátula suja de cola para o papel. Então a cada movimento, limpe a espátula. Assim não ficarão manchas de cola no papel interno.
Lembre-se: ACABAMENTO É A SUA ASSINATURA.
Agora é só decorar a capa como desejar.
 Eu vou começar a montar o meu já, já.
Bjs 






























 





0 comentários:

ARQUIVOS DO BLOG

MEUS LO's